Acesse sua conta

Login

Documento

Autenticação de documentos eletrônicos

Ato pode ser solicitado em qualquer Tabelionato de Notas

Qualquer pessoa pode autenticar seus documentos eletrônicos como, por exemplo, certidões emitidas por entes públicos e particulares ou qualquer outro documento em formato eletrônico. Solicitada no Tabelionato de Notas, a autenticação comprova que a cópia é idêntica ao documento.

A autenticação pode ser feita por meio da materialização ou desmaterialização do documento. Veja como funciona cada uma delas.

Materialização

Neste procedimento, é feita a autenticação da cópia em papel de um documento eletrônico declarando que a cópia (em papel) está igual ao documento eletrônico apresentado.

Para fazer a autenticação, o interessado deve apresentar o documento eletrônico no setor de autenticações. Em seguida, o tabelião fará a análise da assinatura digital ou código de autenticidade, atestando a autenticidade do documento. Feito isso, ele imprime o documento em papel para fazer a autenticação.

Desmaterialização

Caracteriza-se na autenticação eletrônica de um documento impresso em papel declarando que a cópia eletrônica está igual ao documento em papel apresentado.

Assim como na materialização, o interessado deve entregar o documento, neste caso o impresso, no setor de autenticação, para que o tabelião faça a análise do documento original e a digitalização deste. Em seguida, o escrevente acessa a Central Notarial de Autenticação Digital (CENAD) e faz a autenticação.

Fale com a Ouvidoria