O que é Testamento Vital?
A grande maioria já sabe ou pelo menos já ouviu falar sobre testamento ou até mesmo já providenciou o seu. Este importante documento tem como objetivo determinar, ainda em vida, o que deverá ser feito com os bens materiais de uma pessoa, após seu falecimento.
No entanto, esse tipo de testamento é restrito aos nossos bens materiais e não fazem qualquer referência ao que deve ser feito com nossa saúde física quando não estivermos mais em condições de tomar decisões relacionadas a tratamentos médicos. Por este motivo, existe um tipo de documento muito importante que ainda não é tão conhecido entre os brasileiros: o Testamento Vital ou Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV).
O que é DAV?
O Testamento Vital também é conhecido como DAV (Diretivas Antecipadas de Vontade), é um documento no qual uma pessoa determina quais são os procedimentos médicos que desejaria ou não ser submetida caso seja acometida por uma doença grave ou terminal, numa situação em que esteja incapacitada de tomar suas próprias decisões (como no caso da doença de mal de Alzheimer, por exemplo).
Um documento como esse pode garantir que as equipes médicas não realizem procedimentos que a pessoa considere intoleráveis ou humilhantes, permitindo que ela possa terminar seus dias de forma digna e compatível com suas crenças.
Ao contrário do que possa parecer, o testamento vital não tem nada de complicado. Ele é uma ferramenta que proporciona alívio e segurança para a pessoa doente e para seus familiares, evitando que estes precisem tomar decisões difíceis ou incompatíveis com os desejos do ente querido, nesta hora tão delicada.
Como fazer?
A formalização do testamento vital ou Diretivas Antecipadas de Vontade é feita em Cartório de Notas, por meio de uma escritura pública de declaração, que possui efeito imediato. Diferente do que ocorre com o testamento comum, que produz efeito somente após a morte do testador.
Em caso de dúvidas, procure um tabelionato de sua confiança!
Fonte: Gazeta do Povo