Acesse sua conta

Login

14836

Saiba como adquirir imóvel por permuta

Escritura pública de permuta de imóvel garante segurança e agilidade aos envolvidos na transação jurídica

Adquirir um novo imóvel não precisa ser trabalhoso ou caro. Entre tantas categorias de negócios imobiliários existe uma que foge ao tradicional modelo de compra e venda: a aquisição por permuta – que se aplica a qualquer tipo de imóvel – seja terreno, casa, apartamento ou imóvel que ainda será construído.

Diferente do contrato de compra e venda, a permuta consiste na possibilidade de a troca de imóveis entre as partes. Nesta modalidade de negócio, os envolvidos se obrigam mutuamente a oferecer um bem em troca de outro dos quais os valores são equivalentes.

Contudo, a transação de permuta de imóveis não exige que o pagamento seja feito em dinheiro, mas sim, por meio de bens equivalentes, embora exista a possibilidade de envolver o pagamento da diferença em dinheiro.

Escritura de Pública de Permuta

Para que o ato ocorra com segurança jurídica é necessário que seja declarado em Tabelionato de Notas, por meio de escritura pública. No documento deve constar de forma clara itens como a data de entrega dos bens e a responsabilidade pelos tributos.

Posteriormente, o documento deve ser apresentado no Cartório de Registro de Imóveis para que o registro seja concluído.

Procure o tabelião de notas para saber mais informações ou qual a documentação necessária!

Fale com a Ouvidoria