Acesse sua conta

Login

Idillyc House In A Meadow

Saiba o que é escritura de alienação fiduciária de um imóvel e suas vantagens

Transação por meio da alienação fiduciária pode ser realizada Tabelionato de Notas, por meio de escritura pública

Utilizada como uma opção de crédito por aquelas pessoas que não têm condições de pagar o imóvel dos seus sonhos à vista, a transação por meio da alienação fiduciária pode ser realizada no Tabelionato de Notas, por meio de escritura pública.

Com essa modalidade, prevista na Lei federal nº 9.514, de novembro de 1997, situação como a de uma pessoa que deseja comprar sua casa nova, mas não consegue por não ter o valor para a compra e nem os juros de um financiamento, pode ser resolvida.

Com a alienação fiduciária, negócio jurídico pelo qual o fiduciante (devedor) negocia a transferência da propriedade de um bem imóvel ao fiduciário (credor), o devedor terá somente a posse da residência, mas a propriedade será do banco ou proprietário credor. Durante o tempo em que o valor integral da compra não for quitado, a instituição financeira ou o credor serão os proprietários temporários do imóvel.

Quem for optar por essa modalidade de negócio jurídico, uma das vantagens está na garantia de acesso ao empréstimo; parcelamentos longos e facilita o empréstimo de valores altos, além da segurança jurídica e autenticidade ao declarar o ato no Cartório de Notas.

Formalização por escritura pública

Com o aumento das negociações entre clientes e instituições financeiras de uma forma amistosa de solução, o Cartório de Notas tem um papel essencial nessa transação. Ele é o responsável por formalizar a escritura pública que prevê a confissão da dívida e a dação em pagamento, pondo fim à pendência financeira existente.

Consulte-nos, para mais informações

Fale com a Ouvidoria