Acesse sua conta

Login

Feed   2º Tabelionato Juazeiro (1)

Vou viajar para o exterior! Meus documentos são válidos lá?

Se você vai viajar para o exterior e está se perguntando se seus documentos são válidos lá fora, a resposta, provavelmente, é não. A não ser que você já tenha feito algum procedimento para validá-los no exterior. Caso contrário, eles só valem no Brasil.

O que devo fazer para que meus documentos sejam válidos no exterior?

A melhor alternativa para validar seus documentos e usufruí-los em outro país é a apostila da Haia, feita em cartório de notas.

Se você é brasileiro e está dando início aos trâmites para conquistar a cidadania estrangeira, por exemplo, também vai esbarrar, em algum momento, na exigência do documento.

Há pouco tempo, se você necessitasse que um documento brasileiro fosse reconhecido no exterior, poderia esperar por até um ano. A apostila da Haia surgiu como uma forma de acelerar essa burocracia.

O que é apostila da Haia?

Apostila de Haia é, sobretudo, um certificado de autenticidade, isto é, um processo de legalização necessário em todos os documentos brasileiros que necessitam ser reconhecidos e utilizados no exterior.

Em 2016, a Convenção da Apostila da Haia foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com isso, toda espera agora é de, geralmente, 24 horas.

A apostila é aceita em 118 países que fazem parte da Convenção da Apostila de Haia.

Fale com a Ouvidoria