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Saiba quais atividades podem ser determinadas na procuração pública

Entenda qual a utilidade da procuração solicitada no Tabelionato de Notas

Qualquer pessoa está sujeita a imprevistos que podem a impossibilitar de cumprir compromissos importantes.

Nesses casos, para não perder aquela negociação que resultará no crescimento de sua empresa, o empresário poderá designar uma pessoa para representá-lo por meio de procuração pública.

Elaborada no Tabelionato de Notas, a procuração pública é o ato pelo qual alguém concede poderes de representação a outrem para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses para quando não estiver presente.

Conhecido como procurador ou mandatário, será de responsabilidade deste representar o outorgante para a prática de atos como, por exemplo, venda e doação de bens imóveis, representação em casamento ou em escrituras de divórcio e inventário, reunião de negócios.

Entre as atividades que poderá constar nesse documento estão negociações comerciais e bancárias, rescisão de contratos civis e comerciais, convocação de reuniões internas e externas, compra e venda de mercadorias, firmação de contratos comerciais, passar recibos e dar quitações, sacar duplicatas de faturas e letras de câmbio, conceder prorrogações de prazos de dívidas, celebrar contratos de financiamento com bancos e estabelecimentos de crédito, emitir cheques, ordens de pagamento e de depósito.

Quais são os documentos necessários para fazer uma procuração pública?

No caso de pessoa física, o indivíduo que deseja nomear um procurador deverá apresentar seus documentos pessoais originais: RG, CPF e certidão de casamento.

Os dados pessoais do procurador – nome, RG, CPF, estado civil, profissão e endereço – devem ser informados no ato, sendo recomendável a apresentação das cópias dos documentos para conferência.

Já no caso de pessoa jurídica, a pessoa deverá apresentar original ou cópia autenticada do contrato social e de suas alterações, ata de nomeação da diretoria, CNPJ, além do RG e CPF originais do representante que irá assinar o documento. Já em procurações relativas a bens imóveis é recomendável apresentar a certidão do imóvel.

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