Acesse sua conta

Login

Garota Azul Com Estilo Simples Letras 114360 86 (1)

Conheça quais questões não patrimoniais podem ser inclusas no testamento público

Documento pode ser elaborado no Tabelionato de Notas

Qualquer pessoa que deseja deixar definido, ainda em vida, o destino do seu patrimônio após a morte, pode recorrer ao testamento público. Para solicitar o documento, a pessoa precisa ser maior de 16 anos, estar em plena capacidade e em condições de expressar sua vontade perante o tabelião.

Elaborado pelo tabelião, em seu livro de notas, o documento atesta a vontade manifestada pelo testador e, ao final, o testamento será lido em voz alta pelo notário ao testador e duas testemunhas, não beneficiárias, sendo por todos assinado.

Além de questões patrimoniais como é o caso da herança e do legado; o testador poderá incluir questões não patrimoniais no documento. Configuram-se questões não patrimoniais o reconhecimento de paternidade – a partir do momento em que se faz um testamento reconhecendo a paternidade, este não pode ser revogado; a nomeação de tutor – nomear um responsável para cuidar da pessoa do menor e de administrar os seus bens; ou a deserdação – ato pelo qual a pessoa exclui da herança legítima um ou mais de seus herdeiros; dentre outras.

De acordo com a legislação brasileira, 50% do patrimônio deve ser deixado para os herdeiros necessários: descendentes (filhos, netos, etc.), ascendentes (pais, avós, etc.) e/ou cônjuge. Na falta desses, tios, primos e sobrinhos também entram na linha sucessória. Caso não haja nenhum herdeiro, o Estado é responsável pela administração do patrimônio.

 

Fale com a Ouvidoria