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Cartórios De Notas Da Bahia Apresentam Crescimento De 11% Em Divórcios E Testamentos Digitais

Cartórios de Notas da Bahia apresentam crescimento de 11% em divórcios e testamentos digitais

Os Cartórios de Notas da Bahia registraram um número recorde de escrituras de compra e venda realizadas no segundo semestre de 2020. Foram 13.720 atos de escrituras no período, um crescimento de 13%, bem maior que a média de aumento dos últimos cinco anos, que se manteve em apenas 5%. Nos últimos seis meses de 2020, os cartórios baianos também contabilizaram mais de mil divórcios, 600 inventários e 450 testamentos.

Com 290 atos praticados, dezembro de 2020 foi o mês com o maior número de escrituras e procurações assinadas pela plataforma e-Notariado no estado da Bahia. Desde o lançamento do serviço digital, 2.119 atos já foram praticados eletronicamente. No Brasil, foram registrados 6.5 mil atos notariais, sendo fevereiro de 2021 o mês com o maior número de documentos assinados na plataforma.

A Bahia registrou ainda um total de 2.318 atos feitos de forma totalmente eletrônica, sendo 2.199 deles escrituras e procurações, e o mês de agosto do ano passado foi aquele com o maior número de serviços digitais, 294. Os Cartórios de Notas do Estado ainda praticaram outras 199 autenticações online de documentos pela plataforma de serviços eletrônicos.

 

Sobre a plataforma e-Notariado

Lançada em junho do ano passado e administrada pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, a plataforma e-Notariado permite que cidadãos realizem diversos serviços por meio de videoconferência, sem a necessidade de deslocamento, podendo acessar o tabelião diretamente por um computador, tablet ou celular. Entre os serviços já disponíveis estão os diversos tipos de escrituras – compra e venda, divórcios, doações, inventários, partilhas -, testamentos, atas notariais, procurações e autenticação digital.

Para aproveitar todos os serviços oferecidos pela plataforma, é necessário obter um certificado digital. Você precisa ir até um tabelionato de notas credenciado como Autoridade Notarial, com seu documento de identidade e comprovante de endereço e solicitar gratuitamente a emissão do certificado. Após sua identificação presencial e conferência dos documentos, o tabelião emitirá seu certificado digital que ficará residente em seu celular. A validade do certificado é de 3 anos.

 

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