Acesse sua conta

Login

O que é materialização?

Trata-se da autenticação da cópia em papel de um documento eletrônico. Isso significa declarar que a cópia (em papel) está igual ao documento eletrônico apresentado. A autenticação faz prova plena do fato de que a cópia é idêntica ao documento.

Como é feita?

O documento eletrônico deve ser entregue em mídia no setor de autenticações. O Tabelião irá atestar a autenticidade, fazendo a análise da assinatura digital ou código de autenticidade e, sem seguida, imprime o documento em papel para fazer a autenticação.

O que a desmaterialização?

É a autenticação eletrônica de um documento impresso em papel. Isso significa declarar que a cópia (eletrônica) está igual ao documento em papel apresentado. A autenticação faz prova plena do fato de que a cópia é idêntica ao documento.

Como é feita?

O documento em papel deve ser entregue no setor de autenticações do Cartório. O tabelião irá fazer a análise detida do original e a digitalização do documento. Em seguida, o escrevente acessa a CENAD* e faz a autenticação.

*CENAD é a Central Notarial de Autenticação Digital, que permite autenticar digitalmente um documento e realizar a verificação de sua autenticidade.

Quanto custa?
O preço é tabelado por lei em todos os cartórios deste estado. Para verificar os valores, consulte o tabelião ou acesse a tabela: https://2cartoriodejuazeiro.com.br/tabela-de-custas/

Fale com a Ouvidoria