Acesse sua conta

Login

F1 (9)

Inventário e partilha não são a mesma coisa

É comum que as pessoas confundam os termos “inventário” e “partilha”. No entanto, eles se referem a processos distintos, relacionados à administração e distribuição de bens após o falecimento de alguém. A seguir, esclarecemos a diferença entre eles.

Inventário

É o procedimento legal que tem como objetivo identificar, descrever e avaliar todos os bens, direitos e dívidas deixados pela pessoa falecida. Esse processo envolve a elaboração de um levantamento detalhado de todos os ativos e passivos, como imóveis, veículos, contas bancárias, investimentos, entre outros. Além disso, o processo também é responsável por verificar e quitar as dívidas deixadas pelo falecido.

Partilha

Refere-se à divisão e distribuição dos bens entre os herdeiros ou legatários após a conclusão do inventário. Nesse momento, os herdeiros entram em acordo sobre como os bens serão divididos, levando em consideração as disposições legais e a vontade expressa em testamentos ou outros documentos deixados pelo falecido.

Testamento, inventário e partilha são procedimentos realizados, de maneira prática, econômica e ágil, em cartório de notas, você sabia? Entre em contato conosco e saiba mais sobre o serviço do seu interesse.

Fale com a Ouvidoria