Acesse sua conta

Login

Juaz

Ata notarial auxilia denúncias de fake news

Procedimento realizado em Cartório de Notas serve como prova

As fake news estão ficando cada dia mais presentes em nosso cotidiano. Diariamente somos expostos a notícias falsas de mortes, casamentos, escândalos, esportes, política, acidentes e muitos outros.  A internet pode e já trouxe muitos pontos positivos para o nosso dia a dia, porém há o lado ruim, que já tem como protagonista as fakes news.

Para auxiliar as diversas vítimas das notícias falsas, um dos atos realizados em Cartório de Notas permite a geração de provas: a ata notarial. O documento é lavrado pelo tabelião de notas e possui fé pública, o que permite sua utilização como prova em um futuro processo judicial, conforme previsto no CPC, em seu artigo 384.

Como solicitar uma ata notarial

O primeiro passo a seguir é procurar um Cartório de Notas de confiança. Lá o interessado deve explicar os fatos ocorridos e fornecer o link ou print das notícias falsas. Cabe ao tabelião verificar as provas apresentadas e transcrever o observado no livro.

Sempre destacando que não há juízo de valor no ato, o oficial apenas descreverá o ocorrido. É possível também incluir imagens na ata notarial. Ao final do procedimento o solicitante já sai do cartório com a sua via da ata notarial.

Fale com a Ouvidoria