Escritura pública: a chave para a segurança jurídica
Escritura pública é o documento, lavrado por um tabelião de notas, que possui valor jurídico e serve para formalizar atos e negócios importantes dos cidadãos, como transações imobiliárias, doações, inventários, entre outros.
Para solicitá-la, é necessário comparecer ao cartório de notas com os documentos necessários (identificação pessoal, comprovantes de pagamento de impostos e demais relacionados ao ato em questão). Ao final do procedimento, as partes assinam o documento e ele passa a ter validade legal.
6 curiosidades da escritura pública que você não conhecia
1) Confere segurança jurídica ao ato nela registrado, por ser lavrado pelo tabelião, que possui fé pública;
2) Segue procedimento formal e solene;
3) Formaliza qualquer negociação (transações imobiliárias, doações, inventários, constituição de empresas, procurações, divórcios, união estável, contrato de namoro, entre outros);
4) Serve como prova do ato ou negócio jurídico e pode ser utilizada como meio de prova em casos de litígio;
5) Fica disponível para consulta pública, por ser registrada em livros próprios do cartório;
6) Difere do contrato particular, pois possui valor probatório pleno.
Entre em contato conosco e formalize já a sua. O procedimento é simples e realizado sem burocracias.